terça-feira, 5 de maio de 2015

:: Resenha :: O sumiço de Beatriz_Carolina Matsuo






Titulo: O sumiço de Beatriz
Autor: Carolina Mtsuo
Editora: independente 
Paginas: 340







Sinopse
Em meio a acordos entre a petrolífera brasileira e a venezuelana, uma organização paramilitar liderada por corruptos faz negociações com militares venezuelanos para produzir um instrumento de guerra, que apenas duas pessoas são capazes de desenvolver: Beatriz, uma estilista que ganhou vários prêmios como figurinista e maquiadora, criada por sua tia, Giselda; e o professor Dr. Yaacov Baum, um professor-pesquisador judeu de uma prestigiada universidade.
Durante a negociação do projeto de tal instrumento, num evento responsável por uma série explosões, Beatriz foge do cativeiro, mas o professor é ferido, e sua tia, que estava no local, é dada como morta.
Beatriz recorre ao seu amigo de infância, Tomaz, e tenta lhe contar os fatos. Porém, antes mesmo que ela explique o que está acontecendo, é obrigada a fugir dos militares que a perseguia.
Tomaz, chef de cozinha e dono do Tradicional Café, sem entender o que está acontecendo, e preocupado com a atitude da amiga, mergulha em uma profunda investigação para encontrá-la. Eventualmente, ele acaba descobrindo uma rede de intrigas e corrupção que envolve um mercador de armas, as FARC e algo além do que ele poderia imaginar.




Antes de iniciar minhas impressões gostaria de me desculpar com os 
leitores do blog e com a autora Carolina Matsuo pela demora 
em finalizar a leitura.

       No primeiro momento imaginei que essa leitura não fosse rolar,afinal, porque Tomaz e não a policia esta procurando por Beatriz? E o que tem a ver uma estilista com militares, Farc, petrolíferas? 

       Lendo a sinopse confesso, imaginei que isso seria uma confusão só.
    
       A capa chamou muito minha atenção e lendo o livro ela faz todo o sentido,logo nas primeiras paginas com uma fuga eletrizante já sabia que O sumiço de Beatriz ocuparia minhas horas destinadas a leituras

      Com uma narrativa detalhista mas não cansativa e uma trama bem elaborada é impossível não se envolver com a leitura.

      A escrita é fácil porem não tão fluida, devido ao grande numero de personagens e da complexidade da trama é necessário um pouco mais de atenção até porque pistas são dadas.

      Durante todo o livro é visível o trabalho de pesquisa da autora, a mistura de ficção e realidade torna o livro rico e crível.

      Ponto negativo, Tomaz tem uns monólogos onde analisa os fatos sem saber que tem escutas espalhadas pela casa,então nos leitores já sabemos o que aconteceu e vemos Tomaz repetindo,depois quem esta na escuta debate entre eles as informações e mais tarde passa aos superiores, isso acontece diversas vezes durante o livro.

      Durante a leitura já tinha traçado vários desfechos  para o livro mas nenhum se aproximou, os momentos revelações foram surpreendentes, sem deixar nenhuma  questão a ser respondida.

       Assemelho o livro a um jogo de estrategia, onde a autora move suas peças e deixa que o leitor imagine qual sera seus próximos movimentos,um livro instigante e inteligente.


      

Livro cedido em formato digital em parceria com a autora mas se quiser pode adquirir em formato físico AQUI
ou digital AQUI











Biografia

Carolina Matsuo nasceu na cidade de Mogi das Cruzes – SP no dia 29 de Agosto.
Formada em engenharia mecânica com mestrado em aerodinâmica e projeto de aeronave não tripulada, mora atualmente em São Paulo e possui uma gata, Deb.
Gosta de ler vários tipos de gêneros, mas o que lhe agrada é ficção que tenha uma mistura com a realidade.
Desde criança adorava ler as "estórias" de Marcos Rey e tinha uma mania de escrever todos os domingos, e foi em um desses domingos que a personagem Beatriz foi criada, junto com a primeira estória "O Sumiço de Beatriz". Anos depois, decidiu escrever um livro com o intuito de incentivar a leitura ou resgatá-la em muitos jovens adultos e adultos que estavam perdendo o hábito de ler. Então, utilizou as características da personagem criada quando criança, para escrever uma nova história "O Sumiço de Beatriz". Com enredo e cenário bastante diferentes daqueles criados naquela época. O que se encontrará atualmente é uma trama de conspiração, com espionagem, perseguição, com alguns elementos baseados eventos reais e tudo isso misturado com ficção científica, mistério e um toque de romance, de maneira que envolvesse o leitor em cada capítulo