terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Resenha:: Jesus Cristo Bebia Cerveja ( Afonso Cruz)

Titulo: Jesus Cristo Bebia Cerveja
Autor: Afonso Cruz
Editora: Objetiva
Ano: 2014
Formato: Digital
App Kindle


Sinopse:  Jesus Cristo bebia cerveja - “Um verdadeiro escritor, tão original quanto profundo, cujos livros maravilham o leitor, forçando-o a desencaminhar-se das certezas correntes e a abrir-se a novas realidades.” – Miguel Real, Jornal de Letras

Filha de um camponês e de uma mulher vinda da cidade, Rosa passou toda a vida no interior de Portugal. Após a morte dos pais, ela fica responsável por cuidar da avó, Antónia, uma senhora idosa que já não escuta bem e precisa de assistência frequente.


Rosa é uma garota linda, e acima de tudo determinada. O último desejo da avó é conhecer Jerusalém. Pois bem; empenhada em realizar este último pedido, e sabendo que a avó não pode mais viajar, a jovem decide levar a Terra Santa até ela; ou melhor, a transformar uma pequena aldeia numa Jerusalém cênica. Mas Rosa não sabe que essa operação irá colocar outras peças em movimento, que mudarão sua própria vida.

Afonso Cruz é um dos autores mais brilhantes da nova geração de escritores portugueses. Com um estilo envolvente, em Jesus Cristo bebia cerveja, o autor fala de acontecimentos que transformam o ser humano, num livro sobre amor, desejo e sacrifício
.fonte



                 Não conseguindo encontrar uma maneira de descrever este livro tive que compara lo a um bom e caro vinho, que lentamente apreciamos, degustando cada nota.Foi difícil constatar isso já que uso devorar para todo livro que eu gosto mas Jesus Cristo bebia cerveja eu gostei de ler e foi uma leitura lenta quase arrastada. 

Quando fez a primeira comunhão,Rosa disse ao padre que sua mãe não era a sua mãe, mas sim a Virgem,que a tinha substituído.O padre,horrorizado, admoestou-a e chegou a puxa-lhe a  as saias e dar-lhe umas palmadas no rabo,Castigo esse que o clérigo apreciou e passou prodigalizar com alguma frequência.Rosa, teimosa, mantinha a teoria de que sua mãe não era a sua mãe,mas a Santa das santas, a própria  Mãe de Deus, a Virgem, a Rainha do Céu.

               De inicio nem a capa nem o titulo me chamaram a atenção mas faz todo o sentido depois que o livro é lido.
               Escrito na terceira pessoa, tem uma escrita complexa,densa tendo que fazer algumas paradas para assimilar.
              Com diálogos fantásticos, onde alguns personagens discutem a existência de Deus ou a procura pelo EU interior, o autor conseguiu uma imparcialidade incrível munindo ambos os personagens com argumentos palpáveis.

-O meu pai costuma usar um argumento curioso, que não  perfilho mas partilho consigo, que sei que aprecia um bom copo ao fim da tarde:não faz sentido nenhum que o mar  não seja doce e potável. Fazer da maior parte do planeta uma coisa intragável é hediondo, e só Deus poderia lembrar-se disso. É a prova de que existe.Se fosse a ciência o a a razão, o que fariam?um mar estupidamente salgado ou uma que se pudesse beber ao balcão dum bar?
              O livro não tem a intenção de fazer você crê ou deixar de crer mas vai fazer com que você questione.
              Os personagens são todos muito bem construídos,Toda vez que surge um personagem o autor apresenta ao leitor todos os fatos que o levou até ali,construindo assim uma intimidade,uma proximidade do personagem com o leitor,

    O hospital tem um cheiro que Rosa abomina,dizem que é éter, mas para ela é o cheiro dos últimos dias,Rosa tem certeza de que a morte cheira a éter e que é assim que a reconhecemos, não pela gadanha nem pelos ossos.
            Eu indicaria esse livro a dois tipo de leitores: aqueles que já atingiram uma maturidade literária e que tenha uma mente mais receptiva e aqueles leitores que querem deixar sua zona de conforto e alçar voos mais altos.
           Não foi uma leitura fácil, mas foi uma leitura agradável e espero que agrade a vocês também.(na verdade não indicaria esse livro pra ninguém,eu mesma não o leria novamente, mas é um livro maravilhoso que me fez refletir, questionar e amei ter lido. contraditório né?pois é exatamente assim o livro)



       Sobre o autor: Afonso Cruz (Figueira da Foz, 1971) é um escritor, realizador de filmes de animação, ilustrador e músico português. Estudou na Escola Secundária Artística António Arroio, nas Belas Artes de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira. Vive num monte alentejano perto de Casa Branca, no concelho de Sousel.
Publicou o primeiro romance em 2008, A Carne de Deus — Aventuras de Conrado Fortes e Lola Benites (Bertrand), ao qual se seguiu, em 2009, Enciclopédia da Estória Universal (Quetzal Editores), distinguido com o Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco. Em 2011, publicou Os Livros Que Devoraram o Meu Pai (Editorial Caminho), galardoado com o Prêmio Literário Maria Rosa Colaço, e A Contradição Humana (Caminho), vencedor do prêmio Autores SPA/RTP. Em 2012, foi distinguido com o Prêmio da União Europeia de Literatura com o livro A Boneca de Kokoschka (Quetzal, 2010).  Jesus Cristo Bebia Cerveja (Alfaguara, 2012)  foi considerado o Livro Português do Ano pela revista Time Out Lisboa e o Melhor Livro do Ano segundo os leitores do jornal Público. Já em 2014, Para onde Vão os Guarda-chuvas (Alfaguara, 2013) venceu o Prêmio Autores para Melhor Livro de ficção Narrativa, atribuído pela SPA. Foi eleito, pelo jornal Expresso, como um dos 40 talentos que vão dar que falar no futuro.fonte
não costumo colocar informações sobre autores, mas como eu fiquei muito curiosa sobre a mente por traz dessa obra maravilhosa, resolvi pesquisar e decidi dividir o resultado  com vocês espero que apreciem.
.BEIJOSSsss....

29 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar sobre o livro mas nunca procurei saber mais. Gostei da sua resenha e a história me parece ser bem interessante, mas não faz muito meu estilo de leitura, então acho que não leria. Talvez um dia eu dê uma oportunidade :)

    Beijosss
    bookspoison.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não sei se leria Janaina, a premissa do livro não chamou minha atenção e a capa também não rs. Vou anotar o título para quando precisar de um livro que me tire da zona de conforto.

    Bjs
    Jésssica - Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Jéssica, depois que publiquei a resenha fiquei pensando se essa minha indicação não poderia soar um pouco grosseira, na verdade eu não indicaria o livro pra ninguém, eu mesma não leria novamente, mas o livro é fantástico, é contraditório né?pois é assim mesmo que o livro é.
      obrigada pela visita e pelo carinho.

      BEIJOSSsss...

      Excluir
  3. Nossa, o título é daqueles bem polêmico. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas gostei do enredo, pois não era o que eu tinha imaginado ao ler o título.

    A resenha ficou muito boa e instiga à leitura.

    leiagarotaleia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Janaina, tudo bem?
    Deixar nossa zona de conforto às vezes pode se mostrar algo bem produtivo, não é? Não conhecia essa obra, e honestamente não sei se eu iria gostar, mas parece ser interessante. Não decidi ainda se o leria caso tivesse a oportunidade!

    Beijo,
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me fez lembrar de outro, primeiro pelo título e depois pela questão da leitura arrastada, mas válida. Não pude identificar pela resenha se esse livro seria mais "cristão" do que "ateu" (se é que isso é possível para livros). Mas como disse ele me lembrou muito outro livro: O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de Saramago (também Português), livro excelente, porém se a pessoa for cristã fervorosa certamente dirá que o livro é blasfêmia e tal. Mas é exatamente por trazer outros conceitos, outras visões que o livro é tão bom, nos faz pensar. Mesmo que você não recomente o livro diretamente, pela sua resenha nos dá curiosidade e uma pontinha de vontade de ler hehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Jana!

    Nossa vida menina!
    Que briga hein! kkkkk
    Gostei, mas não gostei.
    Recomendo mas não recomendo....
    Esse é o tipo de livro que costuma gerar polemica entre os leitores!
    Realmente a capa é bem chonga, e o titulo jamaaais me chamaria a atenção!
    Mas o tema sim! Gosto de discutir sobre a existência das coisas! *---*
    Se tem a igreja no meio então! Vai virar favorito! hehehe

    Adorei a resenha!
    Beijokinhas!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi janaina Com vai Querida?
    A resenha esta estupenda de boa ,esse tipo de livro nunca Li , sou uma daquelas fisiadas em romances sabe ? Mas sempre estou aberta para novos livros , afinal sou muito Ecletica , apesar de gostar um pouco mas de romance Leio sem dúvidas esse , Nota 10 para a Resenha . Bjos <3

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/2015/02/top-divulgacao-da-semana-de-escritoras_23.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Oi, eu já tinha ouvido falar sobre esse livro, só que não gostei nada do titulo!!!!
    mas a sua resenha ficou bem bacana e tirou algumas dúvidas e opiniões que eu tinha sobre esse livro, mesmo sem ler
    beijocas
    jeeh sena

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Bem contraditória a sua resenha mesmo...haha' muitos livros já me deixaram assim *-* de gêneros diferentes, já que eu não gosto nem um pouco de histórias desse tipo. Não me interessei pelo livro, acho que não o leria.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Jana! Amo livros contraditórios, pela capa, tmbm não leria, mas fiquei curiosa agora, gostei dos dois tipos de leitores que indicaria, acredito que me encaixo nos dois! Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Janaína, tudo bem?

    Eu nunca tinha escutado falar sobre esse livro, mas o título me chamou atenção. Acho que é um livro que te dividiu porque não tem como formar uma ideia única, né? Me parece ser um livro daqueles que você tem que engolir seus preconceitos e um pouco das suas crenças para ler e curtir a leitura. Muito boa a sua resenha!

    Beijos, Be
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Jana!
    Parece ser um livro bem legal. É muito bom quando as leituras questionam o ser humano como num geral. Pessoalmente não conhecia o autor, e apesar da critica bem positiva sou sincero a dizer que não faz muito minha vibe. Literatura portuguesa é um dos meus pontos fracos. Na universidade, até a cadeira especifica, não é muito de meu agrado sabe, pelas temáticas no geral.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Oie, Janaina.
    Não sei o que dizer sobre esse livro. É a primeira vez que vejo alguém dizer que mesmo que tenha sido lenta e arrastada, a leitura foi boa. É com certeza um livro reflexivo que não terei tempo nem concentração suficiente para ler em meio às provas da faculdade. Mas curti demais sua resenha e o título me deixou intrigada. As partes do diálogo que você destacou também aguçaram minha curiosidade. É com certeza um tipo de livro para ser degustado.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Janaina!
    Deve ser um livro bem interessante mesmo. Só o fato da protagonista ter que criar uma Jerusalém para a avó e com certeza, ela precisará mobilizar outras pessoas para cumprir esta tarefa. Acredito que este livro irá mudar a percepção de mundo do leitor.
    Fiquei curiosa para ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    O livro não me chamou muito a atenção, não sei porque, mas acho que ele não vai ser meu tipo de leitura :(

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Confesso que não sei se essa leitura faria meu estilo, mas o título logo chama atenção RSRr
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Eu li a premissa do livro e realmente acho que a história não faria meu estilo de leitura, mas o livro tem uma premissa interessante. Só não curti muito o título...
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oii tudo bem?
    Então... eu não leria esse livro não apesar de muito interessante ser a sua resenha o.o
    Ele não faz meu estilo, a capa nem a sinopse me atrairam de fato. :/

    beijoss
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá :)
    Primeiro de tudo: que titulo é esse? Não gostei muito dele, então, acho que deu para perceber que não sou nenhum dos dois tipos de leitura para o qual vc indicou o livro, rsrsr
    http://muchdreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Jana!
    Adorei sua resenha. Diferente de você, o livro me atraiu pelo título (rs). E achei interessante que a proposta do autor seja justamente bagunçar um pouco as crenças do leitor… Fazê-lo questionar-se em todos os sentidos. E, quem sabe, colaborar para que alcance sua própria compreensão sobre a vida e a espiritualidade?
    Achei o livro de uma grande densidade e me senti intrigada pela história. Quem sabe o lerei?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Apesar de gostar bastante de sair da zona de conforto, esse é um
    enredo que não me atraiu.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  22. Oiee.

    Muito legal a resenha do livro. Não o conhecia,mas não acho que seria algo que amaria ler. Não curto muito o enredo

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  23. Oi oi!
    Fiquei bem interessada no livro, mesmo não sendo do tipo que sempre leio, gosto de sair da zona de conforto e gostei da premissa.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  24. Janaína, já pelo título eu não compraria o livro, não é atrativo para mim. E ao ler sua resenha continuo com a mesma opinião. Parece que a história é arrastada e comigo não funciona muito. O livro tem que me prender a ponto de eu não conseguir largar, sabe? Caso contrário, acabo abandonando. Parabéns por ter seguido até o fim na leitura e ainda resenhá-la de forma que mesmo não gostando, apresentou o lado positivo da obra.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bom?
    A primeira coisa que chamou minha atenção foi o título. Além disso, o fato de ser um livro questionador também chamou minha atenção porque faz o leitor pensar um pouco. Um livro interessante.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Jana lindona leria para ver outro lado e refletir, afinal temos sempre que repensar alguns assuntos . Dica mais que anotada . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Jana, tudo bem?
    O livro parece ser bem interessante, quando vi o título e a caba o subestimei, mas agora, perco que é um obra muito boa e que deve ser lida, acredito que eu gostaria bastante. Fiquei curioso com o significado da capa.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Confesso que torci o nariz para o títilo do livro,mas depois de ler a resenha vi o quão reflexivo a narrativa é,e fiquei imaginando as discussões dos progonistas sobre a existência de Deus e suas conclusões.

    Resenha muito interessante de um livro que eu não conhecia,mas quero demais ler.

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir