sexta-feira, 29 de maio de 2015

:: Resenha :: Filha da floresta _ Juliet Marillier


Titulo: Filha da floresta ( trilogia SevenWaters vol;1)
Autora: Juliet Marillier
Editora: Butterfly Editora
Paginas:606
Gênero:Literatura fantástica,literatura neozelandesa
Formato: físico











Sinopse:

O domínio de SevenWaters é um lugar remoto,estranho e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas,alem dos sábios druidas,que deslizam pelos bosques vestidos com seus mantos...

Passado no crepúsculo celta da velha Irlanda,quando o mito era lei e a magia uma força da natureza,esta é a  historia de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho,o soturno Lord Colum,e dos seus seis amados irmãos, vitimas de uma terrível  maldição que somente Sorcha é capaz de  quebrar.Em sua difícil tarefa,imposta pelos Seres da floresta, a jovem se vê dividida entre o dever,que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte,e proibido pelo guerreiro que le prometeu proteção.











A historia é contada por Sorcha a caçula de sete irmãos e se passa em SevenWaters,uma aldeia no meio de uma floresta densa e de difícil acesso protegida por seres da floresta.

O povo de SevenWaters vive em harmonia com a floresta,respeitando e usando seus recursos com sabedoria, raízes de uma crença antiga e por causa dessa crença o povo de SevenWaters esta em guerra com os  Bretões que tomaram uma ilha sagrada aos irlandeses.

Lorde Colum pai de Sorcha comanda a aldeia e os exércitos nas campanhas de guerra é um homem rígido que perdeu toda a alegria com a morte da esposa e nem mesmo os filhos amenizam essa perda ao contrario só faz com que se lembre ainda mais de ter perdido a amada.

Só encontra razão na guerra,matando e torturando  os inimigos.

Os filhos mais velhos seguem os passos do pai mas Fimbar não acredita que um homem mereça morrer apenas por ser Bretão e passa a resgatar e levar em segurança para fora da aldeia os prisioneiros de Lord Colum.

Um dos resgatados é Simon que está tão ferido que Fimbar o leva até uma caverna onde o padre Briem mora e auxilia os aldeões com tratamentos médicos e espirituais.

Os ferimentos de Simon vai alem dos físicos e ele rejeita o tratamento do padre.

Padre Briem não vê alternativa a não ser pedir a ajuda da Sorcha que apesar da pouca idade tem conhecimentos de ervas que o padre desconhece.

Mesmo sendo hostilizada Sorcha insiste no tratamento que começa a dar resultado ao ponto de Simon desenvolver uma certa dependência dela,infelizmente Sorcha tem que voltar as pressas para a aldeia quebrando sua promessa de não abandonar Simon ate ele estar totalmente curado.

No caminho para a aldeia Sorcha fica sabendo do casamento do pai com lady Oonagh, uma mulher que ninguém sabe quem é,de onde vem e o que quer,tem a voz mansa gestos gentis e postura educada que não esconde sua presença maligna.

Lady Oonagh vai usar de poderes mágicos para interferir na união dos sete irmãos,uma união que vai alem dos laços fraternais,  uma união magica.

Durante um ritual os irmãos são surpreendidos por Lady Oonagh e são presos em uma maldição, apenas Sorcha consegue escapar e seguindo as instruções da Dama da floresta vai ter que cumprir algumas tarefas para libertar seus irmãos.

Durante o tempo em que cumpre sua tarefa Sorcha é levada contra a sua vontade para terras inimigas,uma terra em que o povo só acredita naquilo que pode ver, os seres da floresta não tem poder ali.
Sorcha vai descobrir que nem todos os Bretões são frios e bárbaros e que a maldade e a bondade não precisa de magica para se manifestar.

Tenho um irmão que é um líder nato e outro que é adepto de mistérios muito mais antigos que seu povo pode imaginar.Tenho também um que é um guerreiro destemido e outro que as criaturas da natureza consideram como amigo.E um irmão cujo o sorriso cativa até os pássaros nas arvores .E logo voltara a sorrir."Enquanto o fio arrebentava mais uma vez eu o emendava,com espinhos penetrando os meus dedos como fios de ferro em brasa,eu dizia a mim mesma"tenho um irmão que sabe curar o espirito e doa a si mesmo até ficar sem forças.E vocês,o que tem alem de mãos lisas e  finos bordados?

Sorcha é uma menina linda e delicada e mais forte que todos os irmãos, vai passar por situações que vai faze la duvidar de sua força e em outras deixa la dividida.









Filha da floresta foi pra mim um livro especial de  diversas maneiras,primeiro que foi o primeiro fruto de uma parceria com editora, depois por ser  literatura fantástica mas tendo como tema central o relacionamento familiar.

A fantasia,a magia é ponto forte mas não predominante nas ações dos personagens.

Exemplo disso é a passagem em que Sorcha é levada a terras as inimigas,ela acredita que sera mantida prisioneira e torturada assim como os prisioneiros do seu pai,afinal os bretões sempre foram descritos como frios e cruéis.



O livro me lembrou um conto de fadas sombrio,com direito a princesa,feitiços,seres mágicos,madrasta má,até um espelho sinistro.
Só depois li a nota da autora e vi que o livro foi baseado em um conto dos irmãos Grimm.


Com diálogos e cenários perfeitos,com personagens intensos, narrativa impecável,capa linda  e boa diagramação Foi uma leitura emocionante.

 Ao terminar fiquei segurando junto ao peito,minha vontade era que ele se  fundisse a mim e eu nunca mais esquecesse essa experiencia.
Só uma palavra define Filha da floresta,perfeito, simplesmente perfeito

Termina e algumas questões ficam em aberto,creio que vão ser respondidas nos próximos volumes,nada que interfira no intendimento da historia.                                              


                                                                                                                                             editorabutterfly 










Janaína Silva:
Janaina Silva "Todas as noites eu sonhava que caia em um buraco e era um buraco tão fundo que parecia não ter fim.E de tanto cair acabei por perceber que eu não caia...eu voava!Meus olhos determinam onde meus pés podem chegar e meus sonhos dizem que posso ir além"Facebook


34 comentários:

  1. olha, pela narrativa que você deu fiquei bem curiosa com a história. Parecia estar lendo o livro :D
    Caso eu tenha chance, vou lê-lo.
    Gosto de fantasia medieval, ainda mais com essência dos irmãos Grimm na história^^
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Val,leia sim o livro é maravilhoso, você não vai se arrepender.Beijos!

      Excluir
  2. Ai jana me deu mais vontade ainda de ler ... também amo histórias assim com estes seres mágicos e guerras ... bem adorei a resenha e o blog esta lindo de viver viu ..bjimmmmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga,eu não consegui passar nem metade do que o livro representa é lindo demais.
      beijos!

      Excluir
  3. Já havia visto divulgação do livro e gostado bastante, depois da resenha reafirmou meu desejo de ler. Esta parte é a que mais me encantou "Padre Briem não vê alternativa a não ser pedir a ajuda da Sorcha que apesar da pouca idade tem conhecimentos de ervas que o padre desconhece."
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lilian, sabe que lendo esse livro me lembrei de trás pessoas e uma delas foi você, pelo pouco que sei de você acho que vai gostar sim do livro.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá!
    Nunca tive vontade de ler essa série, porque eu tenho uma certa implicância com as capas hahaha não sei o motivo, mas simplesmente não consigo gostar e isso me impede de ler. Mas gostei da sua resenha.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Julia, que pena porque o livro é mesmo sensacional, mas se um dia não tiver nadapra ler da uma oportunidade a esse, você vai gostar.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não li muitos livros de magia até hoje, mas sempre que posso dou uma chance a esse tipo de leitura!
    O livro Filha da Floresta tem uma premissa bastante interessante e apesar da quantidade de páginas assustar um pouco ele parece ser realmente uma ótima leitura!


    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maiara, é verdade sim , ele é bem grandinho rsrs...mas não fica de enrolação não tem sempre alguma coisa acontecendo q gente acaba devorando e nem percebe quando o livro acaba.
      Beijos!

      Excluir
  6. Olha eu tenho os dois primeiros livros, mas eu ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura, mas eu espero gostar bastante, porque me parece ser um livro de fantasia muito bom. Se você gostou dessa série, talvez você goste também da DANÇA DA FLORESTA e OS SEGREDOS DE CYBELLE que também é da mesma autora. Eu ainda não li, mas espero que tu leia e resenhe aqui. Iria amar ver =]

    Gostei do seu cantinho. Não conhecia.
    Seja mais do que bem vinda no meu quando quiser dar uma passadinha.
    Se cuida linda

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-centelha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Silvana,Nossaaaaa amei a dica fui da uma olha e ja quero estes,obrigada.
      Beijos!

      Excluir
  7. Eu estou realmente interessada em ler esse livro, justamente por isso que você falou: um conto de fadas sombrio. E como eu não li ainda nenhum livro da editora Butterfly, acho que esse livro é uma ótima opção.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nilda, também não conhecia a editora e fiquei surpresa com a qualidade.fiquei impressionada mesmo e esse livro maravilhoso só fez minha admiração crescer.
      Beijos!

      Excluir
  8. Também li o livro esse mês e ele entrou para os favoritos. Realmente, o cenário criado pela Juliet é maravilhoso e a Sorcha é uma das personagens femininas mais valentes e interessantes que já "conheci". Impossível não se apegar a essa garota e à sua emocionante história. Mal vejo a hora de poder ler os outros 2 volumes e me encantar ainda mais por Sevenwaters <3
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gabrielly, exatamente isso.a Juliet consegue descrever sentimentos como eu nunca vi, chorei varias vezes com a Sorcha ela já é minha personagem preferida.
      Beijos!

      Excluir
  9. Já a segunda resenha hoje que leio desse livro, e fiquei bem curiosa pelo livro. Gosto muito de fantasia, apesar de estar afastada a muito tempo desse tipo de leitura. Pretendo ler em breve. Na verdade vou esperar lançar e ver resenha de todos os livros.
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Brubs,rsrsrs eu também espero pelas resenhas completas quando é serie.
      Mas esse vale mesmo a pena.
      Beijos!

      Excluir
  10. Oi,
    Logo que vi esse lançamento fiquei interessada pela leitura, sou fã de fantasia e pelo que vi esse é muito bom, mesmo sendo serie pretendo dar um oportunidade pra ele, a protogonista sendo forte me conquista também.
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mari, Você vai gostar é lindo e Sorcha já se tornou minha personagem preferida.
      Beijos!

      Excluir
  11. OOi, tudo bem?
    ACredita que eu nunca tive vontade de ler essa série? Não curto muito o gênero. Apesar de toda a sua empolgação na resenha, ainda não me sinto a vontade.
    A resenha está bem estruturada, sua opinião desperta o interesse, mas esse gênero....

    Bjooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Thaynara, que pena que você não curte, vale muito a pena.mas a gente tem que ler o que gosta.
      Beijos!

      Excluir
  12. Oi Janaina, tudo bem?
    Nossa, sou louca pra ler esse livro desde que ocnheci ele na bienal. Acho a capa dele lindissima e apesar de não ser muito fã de livros de fantasia, quero muito ler ele um dia!
    Sua resenha está muito boa, parabéns!
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Carol, Obrigada flor, ficou fácil falar desse livro é maravilhoso, espero que goste tanto quanto eu.Boa leitura
      Beijos!

      Excluir
  13. Olá; gostei muito da sua resenha, é a segunda que leio desse livro hoje e agora estou com ainda mais vontade de ler o livro e mais encantada pela história.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Não li toda a sua resenha, porque estou esperando meu exemplar chegar e não quero ser influenciada antes da leitura. Estou super ansiosa por esse livro, principalmente porque escutei falarem muito bem dele. Você mesma falou super bem do livro e ele faz o estilo que estou lendo no momento.. quando eu meu chegar te conto o que achei!

    Grande Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luanna.conta sim vou adorar saber o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  15. Olá,
    Ainda não li, mas acho interessante a premissa do livro.
    Livros com coisas sobrenaturais costumam me chamar a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Angel, também gosto muito de livros com temas sobrenaturais e esse foi muito bem escrito que o sobrenatural é algo comum.
      Beijos.

      Excluir
  16. Olá Janaina. Ainda não conhecia o livro, mas a tua resenha me chamou a atenção.Gosto muito de livros assim. Agora ficarei curiosa até conseguir ler o livro! Espero ter a oportunidade!

    Saudações pela linda resenha!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Vanessa,tomara que você tenha a oportunidade de ler esse livro,vale muito a pena, você vai gostar.
      Beijos!

      Excluir
  17. Oi flor, confesso que não li a sua resenha toda, estou com o livro aqui que recebi de parceria e em breve rei lê-lo e tenho horror de pegar um spoiler, gosto da surpresa da leitura.


    Fico feliz que tenha gostado tanto aponto de aperta-lo no peito,hahaha, isso me anima mais.

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi flor!
    Gostei muito da sua resenha, esse livro está na minha meta de leitura desde o ano passado e infelizmente não conseguir ler. Sempre vejo ótimas resenhas, me animo novamente para ler mas ai vai chegando os livros de parceria e eu vou deixando passar.

    Mas parabéns pela resenha!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir