terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Curiosidades-As Crônicas de Gelo e Fogo


George R. R. Martin é pseudônimo do escritor norte-americano George Raymond Richard Martin, nascido em Bayonne, Nova Jersey (EUA), em 20 de setembro de 1948.

Martin é formado em jornalismo e já chegou a dar aulas na área.

Mais nerd, impossível: Martin é colecionador de livros de ficção científica e terror, quadrinhos e miniaturas com temas medievais.

Entre os escritores que inspiraram Martin estão J. R. R. Tolkien, Isaac Asimov, H.P. Lovecraft e Tad Williams.


Você sabia que George R. R. Martin escreveu alguns episódios da série de fantasia, suspense e terror Twilight Zone, conhecida no Brasil como Além da Imaginação?

Os cinco livros publicados até agora  da série As Crônicas de Gelo e Fogo possuem nada menos que 5.216 páginas.

George R. R. Martin mantém planos de publicar mais dois livros da saga, cada um com cerca de 1.500 páginas.

O primeiro volume de As Crônicas de Gelo e Fogo demorou cinco anos para ser finalizado. Ele começou a ser elaborado em 1991, mas só ficou pronto em 1996.

As Crônicas de Gelo e Fogo foram traduzidas para 20 idiomas e até o momento venderam 15 milhões de cópias.

Somados, os cinco volumes da saga lançados até agora pesam 5,5 quilos. São 12.012.000 caracteres distribuídos em 3.640 páginas.

Os personagens de Martin não se encaixam em estereótipos maniqueístas. Além disso, são personagens contraditórios. E os vilões podem cometer boas ações e os heróis, más ações.

O personagem favorito de Martin é Tyrion Lanister. O autor justifica a sua preferência: “é um personagem de muita profundidade, grande inteligência, cheio de contradições e com um lado obscuro”.

A temporada de estréia da série na HBO rendeu 13 indicações ao Emmy, o Oscar da televisão.

Uma temporada inteira da série Game of Thrones custa cerca de 60 milhões de dólares. Um dos episódios mais caros foi o primeiro, que custou nada menos que 10 milhões de dólares.

A série é exibida em mais de 100 países. Os maiores mercados (= maiores audiências) são Estados Unidos e Brasil.

Grande parte das cenas da série de TV foi gravada na Irlanda do Norte com subsídio do governo local. Houveram também gravações na Islândia, Croácia, Marrocos e Malta.

Muitos personagens do livro foram “cortados” da série por pura falta de espaço. E em virtude das cenas de sexo, a idade de alguns personagens foi aumentada.

Existe um trono utilizado nas gravações em Belfast e outros seis idênticos que percorrem o mundo em ações promocionais da série. Mas…

Quer comprar um trono igual ao de Game of Thrones? A réplica está à venda na loja da HBO por 30 mil dólares. Basta acessá-la e fazer o pedido. Detalhe: ele pesa mais de 158 quilos.

Uma das réplicas do trono esteve no início de 2013 em uma exposição sobre a série realizada em São Paulo. Os fãs tiveram a oportunidade de apreciar fotos, peças originais e até conhecer dois dos atores que atuam em Game of Thrones.

O lançamento da quarta temporada da série na Comi-Con, uma feira de cultura pop em San Diego (EUA), começou com uma homenagem a todos os personagens mortos nas temporadas anteriores.

Com 25 milhões de downloads, a série mais pirateada da história foi Game of Thrones 2a temporada.

George R. R. Martin buscou inspiração em fatos como a Guerra das Rosas – uma série de lutas dinásticas pelo trono da Inglaterra do século XIV – para compor as tramas de As Crônicas de Gelo e Fogo.

As Crônicas de Gelo e Fogo foi, com o sucesso dos livros e da série Game of Thrones, transformada nos mais variados produtos como histórias em quadrinhos, games, RPG, camisetas e figuras de ação com os principais p
ersonagens.

Um designer brasileiro recriou as capas dos livros de Game of Thrones com técnicas inspiradas em xilogravura, transformando-as em capas de literatura de cordel.

George R. R. Martin foi escolhido como uma das personalidades mais influentes do mundo em 2011.                                                                

                                                                                                           mais que curioso

13 comentários:

  1. Oi, Janaina!
    Tudo bem?
    Acompanho a série, mas nunca li o livro. Muitas das curiosidades que você postou aqui, eu não conhecia e adorei, porque tive a oportunidade de conhecer mais sobre este "universo fantástico" que George R.R. Martin criou =)
    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    nossa só eu não li nenhum livro da série ainda?
    Tenho um amigo que adora, mas ainda não criei coragem rsrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Janaina!
    Super legal vc trazer essa curiosidades da série e do autor. Apesar de se tratar do George R.R. Martin eu sei mto pouco sobre ele.. Até gostaria de ler, mas tenho uma lista tão extensa na minha estante rs... Acho que todo apaixonado por literatura tem..

    Bjos
    www.escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que é um sinal que a blogosfera está me enviando… O.O (rs).
    Perdi a conta de quantos posts falando sobre essa série li nessa semana. Eu adquiri o livro 1, disposta a ingressar nesse mundo tão cheio de curiosidades e novidades, mas não tive coragem. Ele é enorme e, confesso, estou realmente me dedicando a outras metas literárias. Apesar disso, noto que os fãs são apaixonados e o autor é mesmo brilhante! Parece que a série tem tudo o que é digno de um clássico… Algo que todos os leitores deveriam conhecer uma vez na vida.

    Achei algumas curiosidades divertidas, outras me fazem pensar quão profundamente o autor construiu seu enredo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda vou ter coragem pra ler esses livros
    Não é pra qualquer um não rsrs
    Pra quem é fã deve amar esse post
    Mas confesso que tenho medo dos livros dele kkkkkk

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Janaina, tudo bem?
    Não conhecia nem a metade dessas curiosidades e achei bem interessante você trazer todas elas para estar postando aqui.
    Já tentei ler GOT mas definitivamente não é para mim, não tive muita paciência com o livro.
    Adorei conhecer o seu cantinho, espero vir aqui mais vezes.
    Um grande abraço

    Italo T - Eu li, e você?
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee.

    Olha eu nunca li nada do escritor e sinceramente fico sem coragem de ler um livro tão grande. Amei saber mais a respeito dele e ainda de saber que ele fez outras coisas além de ser escritor

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o autor nem os livros dele, mas fiquei bastante interessada! Pelo visto só eu que não conhecia rs
    Assim que puder quero ler, bjos
    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    5,5 quilos? OMG! Ainda não comecei a ler essa série, mas espero ter vontade de fazê-lo um dia...haha' acho que sou uma das poucas pessoas que não se interessam muito por essa série *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei as curiosidades, eu ainda não comecei a ler a série, mas sempre tive interesse. não desanimo por causa das páginas, mas porque ando sem tempo mesmo. agora imagino ele lançamento mais dois livros, cruuuuuzes. Todo mundooo que eu conheço já leu ou viu a série, menos eu. kkkkkkkk

    Beijos,

    www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa eu nunca saberia disso! hhaha, a série é muito boa mesmo. Eu já vi a série, não vejo a hora de ver a quinta temporada. Já li o primeiro livro e gostei muito! ótimo post!
    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá. Adorei conhecer um pouco mais sobre o autor, tenho todos os livros ainda não li, sempre coloco outro na frente, mas agora me animei um pouco mais para lê-los!

    Beijos,


    http://www.oamantedelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gostei do artigo, adoro tudo relacionado As Crônicas do Gelo e do Fogo

    ResponderExcluir