quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Resenha:: Outubro (Kamile Girão)

Titulo: Outubro
Autor: Kamile Girão
Editora independente
Ano 2014
Formato: Livro digital






Sinopse:

"Você sabe o por quê das folhas caírem no Outono?"

Shau desconhecia a resposta para aquela pergunta - até conhecer Kaero Morgan. E, naquele outubro de 2004, ele encontrou, no auditório da escola, aquela que lhe mostraria não apenas a razão pela qual as folhas abandonam suas árvores durante a estação que precede o inverno, mas que, também, ensinaria o rapaz de roupas largadas e desânimo constante a virar um homem.

Outubro, 2013. Para Felipe Alves, seria somente mais um dia de árduo trabalho no hospital. Contudo, ao entrar no quarto 706, o jovem enfermeiro percebeu que aquele não seria um mês comum. Após tantos anos, a vida finalmente lhe deu a chance de retificar os erros do passado e de livrar-se, finalmente, das folhas velhas que persistiam na árvore da sua vida.

Felipe encontra com Kaero no hospital,ele enfermeiro, ela enferma, no primeiro momento eles não se reconhecem,depois do procedimento medico, um breve troca de palavras as lembranças vem a tona.
-Sua voz...Me parece tão familiar-ela comentou , afastando a mascara que protegia seu rosto, os olhos cerrados, pesado de sono. 
Mesmo?-ele questionou por reflexo. Seus pensamentos e sua logica se perdiam em uma imensidão de lembranças enterradas. 
-Muito-Ela respondeu espreguiçando-se-Lembra uma antiga folha...da minha arvore .
 Terminado o seu plantão Felipe, chega em casa e abre uma caixa de recordações, nela entre outras quinquilharias tem uma foto de  Kaero com uma dedicatória, uma delicada correntinha de prata com um pingente em forma de folha e um diário.
A partir dai o livro mista acontecimentos atuais, lembranças do Felipe e a leitura de um diário.Felipe  vê nesse reencontro a oportunidade  de consertar erros do passado e reconquistar seu grande amor,
Felipe ou Shau como era conhecido na adolescência se vê perdidamente apaixonado por Kaero,
Kaero é um tanto acida com as palavras, garota determinada,já tem seu caminho traçado mesmo que não tenha certeza se quer segui-lo. Shau é indeciso, introspectivo com baixa auto estima.

Durante o livro a autora faz uma analogia com as flores que caem no outono e momentos  da nossas vidas:

— Os momentos da nossa vida são como essas folhas. Eles nascem, perduram por um tempo e caem. Porém, outros virão. Sempre temos a chance de recomeçar do zero, de perder nossas folhas velhas e dar lugar às novas e mais belas. Temos a chance de esquecer os momentos ruins, de deixá-los serem levados pelo vento e dar origem a novos que serão melhores. E, aqueles que caíram e nos foram bons, a gente guarda no coração. As folhas velhas nunca voltam às árvores que as originou.
Foi um livro que me surpreendeu a todo momento ,ver o olhar masculino da baixo autoestima me divertiu. Em meio a tantos livros na moda com mulheres com atitudes infantis  Outubro nos apresenta Kaero, que nos da varias lições durante o livro. Foi surpreendente e contraditório me ver torcendo pra Kaero não se apaixonar por Felipe na adolescência por saber que depois ele a faria sofrer mas torcer pra que ela já adulta o perdoe, 
Um livro escrito de forma quase poética, com diálogos maravilhosos, vai te prender do começo ao fim. MA-RA-VI-LHO-SO