quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Resenha:: Outubro (Kamile Girão)

Titulo: Outubro
Autor: Kamile Girão
Editora independente
Ano 2014
Formato: Livro digital






Sinopse:

"Você sabe o por quê das folhas caírem no Outono?"

Shau desconhecia a resposta para aquela pergunta - até conhecer Kaero Morgan. E, naquele outubro de 2004, ele encontrou, no auditório da escola, aquela que lhe mostraria não apenas a razão pela qual as folhas abandonam suas árvores durante a estação que precede o inverno, mas que, também, ensinaria o rapaz de roupas largadas e desânimo constante a virar um homem.

Outubro, 2013. Para Felipe Alves, seria somente mais um dia de árduo trabalho no hospital. Contudo, ao entrar no quarto 706, o jovem enfermeiro percebeu que aquele não seria um mês comum. Após tantos anos, a vida finalmente lhe deu a chance de retificar os erros do passado e de livrar-se, finalmente, das folhas velhas que persistiam na árvore da sua vida.

Felipe encontra com Kaero no hospital,ele enfermeiro, ela enferma, no primeiro momento eles não se reconhecem,depois do procedimento medico, um breve troca de palavras as lembranças vem a tona.
-Sua voz...Me parece tão familiar-ela comentou , afastando a mascara que protegia seu rosto, os olhos cerrados, pesado de sono. 
Mesmo?-ele questionou por reflexo. Seus pensamentos e sua logica se perdiam em uma imensidão de lembranças enterradas. 
-Muito-Ela respondeu espreguiçando-se-Lembra uma antiga folha...da minha arvore .
 Terminado o seu plantão Felipe, chega em casa e abre uma caixa de recordações, nela entre outras quinquilharias tem uma foto de  Kaero com uma dedicatória, uma delicada correntinha de prata com um pingente em forma de folha e um diário.
A partir dai o livro mista acontecimentos atuais, lembranças do Felipe e a leitura de um diário.Felipe  vê nesse reencontro a oportunidade  de consertar erros do passado e reconquistar seu grande amor,
Felipe ou Shau como era conhecido na adolescência se vê perdidamente apaixonado por Kaero,
Kaero é um tanto acida com as palavras, garota determinada,já tem seu caminho traçado mesmo que não tenha certeza se quer segui-lo. Shau é indeciso, introspectivo com baixa auto estima.

Durante o livro a autora faz uma analogia com as flores que caem no outono e momentos  da nossas vidas:

— Os momentos da nossa vida são como essas folhas. Eles nascem, perduram por um tempo e caem. Porém, outros virão. Sempre temos a chance de recomeçar do zero, de perder nossas folhas velhas e dar lugar às novas e mais belas. Temos a chance de esquecer os momentos ruins, de deixá-los serem levados pelo vento e dar origem a novos que serão melhores. E, aqueles que caíram e nos foram bons, a gente guarda no coração. As folhas velhas nunca voltam às árvores que as originou.
Foi um livro que me surpreendeu a todo momento ,ver o olhar masculino da baixo autoestima me divertiu. Em meio a tantos livros na moda com mulheres com atitudes infantis  Outubro nos apresenta Kaero, que nos da varias lições durante o livro. Foi surpreendente e contraditório me ver torcendo pra Kaero não se apaixonar por Felipe na adolescência por saber que depois ele a faria sofrer mas torcer pra que ela já adulta o perdoe, 
Um livro escrito de forma quase poética, com diálogos maravilhosos, vai te prender do começo ao fim. MA-RA-VI-LHO-SO

25 comentários:

  1. Oi Jana!
    Gente parece ser um romance lindo. A capa em si já transmite essa visão meio poética. Gostei, apesar da narrativa em si não me chamar muito atenção. Se me arriscasse na leitura seria simplesmente pelas analogias que você citou, ou pelo plano de fundo mais reflexivo *-*

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Janaina!
    Parece uma história bem fofa e delicada. Gostei do nome da protagonista, Kaero, e já amei a personalidade dela. Quero ver sua história com o Felipe, imaginar o passado, estar presente no presente (hahhaha) e conjecturar sobre o futuro. Mesmo não gostando de romances x-x
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá parece ser uma história muio boa e fofa, ainda não conhecia esse livro e com essa sua resenha ele me pareceu bem interessante...vou procurá-lo para ler!
    Bjss!!


    http://stylishsgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, como vai?
    O livro parece ter tudo para ser um romance muito bom: divertimento, amor e poema. Uma pena que romances costumem não me encantar. Uma pena. Mas é bem legal saber o tanto que gostaste do livro. :)

    Um beijo,
    http://garotaezine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee.

    Tenho muita curiosidade de conhecer a escrita da autora, mas ainda não deu.
    Espero um dia conferir.
    O livro me parece bem legal de conhecer a trama e para passar o tempo também.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, e apesar de adorar a capa dele (linda, por sinal), e de ver que você gostou bastante, não fiquei muito animada para lê-lo, pelo menos não agora *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Janaina, tudo bom?
    Ainda nao conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa para ler!
    Realmente, estavamos precisando de um livro diferente das modinhas.
    Beijos

    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Janaina! Já ouvi falar desse livro e gosto muito desse tipo de temática. Os narradores masculinos estão super me conquistando! Mas achei que sua opinião ficou muito engessada. Você mais falou da história do que deu sua opinião. Dizer sobre suas impressões sobre os personagens, algumas cenas e da história é fundamental e te dá mais credibilidade na hora de recomendar, ou não, uma leitura. Mas não se preocupe porque vou ajudar todos vocês, parceiros de divulgação do meu livro, a melhorarem nisso.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Esse livro parece ter uma historia maravilhosa e comovente, eu adorei saber que a escrita da autora é poética, tenho certeza de que isso prende o leitor, a sua resenha e a premissa do livro me conquistaram e com certeza o livro já está na minha lista de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Essa capa é tão bonita!
    Não conhecia esse livro, mas gosto de quando o autor trabalha esse lado mais poético em sua narrativa. Deixa a leitura e o texto tão mais bonitos e intensos.
    Se um dia eu tiver a oportunidade de ler esse romance, o farei.

    Att,
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu li Yume da Kamile e adorei a escrita dela. Me impressionei com a maturidade dela como escritora. Outubro acabou de entrar na minha lista!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. ja vi outras resenha do livro e parece realmente ser lindo!!!

    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Vi que seu blog é novo, seja bem-vinda a blogosfera ^^ Estou seguindo o Sonhos de Leitor e tentarei acompanhar mais o seu trabalho. Em relação ao post eu não conhecia esse livro, achei a capa bem legal assim como a história, é como você disse: é diferente ter um protagonista masculino com esse tipo de personalidade, deve ser interessante e diferente de ler. Gostei da resenha :D

    Abraços
    Caíque - www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Olá adoro livros que tem como o passado e o presente tbm no livro.
    Com ´w um livro que te prende já to doida pra ler.
    Como já amo romances,, com certeza indo pra lista ;)
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Já tinha visto a resenha e havia me interessado pelo livro.
    Gostei da resenha, fiquei com mais vontade de ler o livro.

    Bjo,

    www.blogandolinhas.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá! Não conhecia o livro, mas a capa me conquistou e pelo o que você falou, a história parece ser muito linda. Adoro romances e este parece ser um misto de mistério, drama e bonitas lições. Gostei da indicação! Beijos

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  17. Parece ser um lindo romance!
    A resenha ficou muito bem elaborada!
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  18. Wow, acabo de notar que estou perdendo tempo (rs). Eu deveria ter lido esse livro assim que o adquiri em uma promoção na Amazon. Acabei deixando-o de lado e até esqueci que o tinha por aqui… Agora, lendo sua resenha, me senti convidada a ler Outubro. Pareceu-me um livro emocionante, com a dose certa de romance. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Parece ser uma história bonita e comovente..
    Livros assim, com essa carga emocional, precisamos estar "no momento" para ler rs
    Mas é uma grande dica, ainda mais que adoro essas analogias feitas, que nos fazem pensar mais profundamente como tudo no universo está conectado..

    Bjo
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Já tinha conhecimento do livro Outubro, mas ainda não havia lido nenhuma resenha sobre.
    Este enredo parece ser bem interessante, pois nos dá a oportunidade de acompanhar as transformações que acontecem com os personagens, fazendo uma comparação com as mudanças que ocorrem com as folhas das árvores durante o outono.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá amore, não conhecia muito bem o livro, mas fiquei bem curiosa. Parece ser uma obra muito bacana, amo romances assim. Amei a resenha e espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  22. Hm, vc citou duas coisas que não gosto em livros: diarios e a história se passar no futuro e algumas lembranças do Filipe; sinceramente não tenho paciencia para livros assim, prefiro com um ter a história em uma linha de tempo continua ^^
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá Jana! Tudo bem?
    Nossa eu vi em alguns blogs sobre esse livro,mas nunca parei para ler uma resenha. Parece ser um livro arrebatador,que prende o leitor e o faz se apaixonar pelo romance.
    Adorei o enredo,eu gosto quando a autora apresenta o olhar masculino na trama.
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir
  24. Que livro fofo né , super amei essa capa ,me chamou muito atenção essa estória , super quero ler !

    ResponderExcluir
  25. Ola Janaina,
    Outubro é realmente um período com muitos tons, que nos apresenta o outono, a preparação para o inverno e acredito que nossos sentimentos oscilam muito, exatamente como uma árvore perdendo suas folhas. E é essa situação que deixa a vida muito mais interessante. Provavelmente é o que acontece nesse livro, mudanças que acontecem à medida que uma folha de outono cai. Gostei de sua resenha.
    bjs

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir