quinta-feira, 19 de março de 2015

Noticias Literária :: Vida de Escritor por Li Mendi

Olá leitores! A autora Li Mendi, nossa parceira, estreou hoje a coluna #vidadeescritor no blog do #widibook (rede social de livros), dando dicas quentes para novos #autores brasileiros. Você gosta de escrever e pensa em publicar um livro? A Li toda quinta vai lançar um post com tudo que ela aprendeu nesse mundo literário. Ela já publicou 4 livros e tem outros 13 free no seu site pra baixar. Acesse, então, a coluna #vidadeescritor e bote seu sonho em prática! Acesse http://blog.widbook.com/ 



Irmãos autores, juntos no mesmo ditongo, Lá no Wid!

Dizem que conselho se fosse bom a gente não dava. No entanto, quando damos conselhos, estamos falando com nós mesmos em algum ponto onde acertamos ou erramos. O convite para ser embaixadora do Widibook me despertou o desejo de dividir o que aprendi com meus amigos autores. #letsdoit! Minhas dicas são pra você que está no seu primeiro livro, seu primeiro capítulo, ou pra você que sempre quis produzir algum texto pra chamar de seu.
Já respondi dezenas de entrevistas sobre de onde tiro ideias para meus livros, que já passam de 13. Eu sempre digo que observo o mundo. Tenho ouvidos abertos para as conversas na rua, zapeio com os olhos tudo que está escrito perto de mim: letreiros, banners, livros, revistas. Enfim, o mundo é o lugar onde eu tiro as emoções, as lições, pequenos fatos que viram matéria-prima.
Mas, hei, não adianta ter a matéria bruta se você não sabe o que fazer com ela pra lapidar e transformar em arte. Siga meus toques e me acompanhe por aqui.
Primeira lição: livro não é diário, por mais que pessoas publiquem diários. Os livros começam fora de você, estão em micro partículas pulverizadas ao seu redor. Pare de olhar pra si para buscar apensa dentro de você sentimentos para escrevê-los.
Livro não é catarse. Livro é trabalho com emoção. Trabalho significa colocar técnica, disciplina, planejamento e um pouco de dom na mesma fórmula.
Quando passo por algum evento bom ou ruim, eu não vou imediatamente para o computador escrever. Espero me entender com a tempestade para escrever no momento que abre o arco-íris. Preciso da serenidade e do equilíbrio pra que eu passe precisamente para o personagem o que aprendi com o que senti. Como expliquei, o personagem tem seus próprios motivos, que não são os mesmos, por isso, tudo precisa sair bem pensado nas falas e episódios.
Segunda lição: a sua melhor grande ideia já deve ter sido publicada de maneira parecida por vários artistas de diferentes formas. Não desanime. Você pode imprimir seu próprio estilo. Por exemplo, eu tenho a linha de humor chick lit, onde minhas personagens estão sempre em apuros e passam em seus pensamentos tiradas engraçadas. Meus personagens homens nem sempre são tão perfeitinhos.
Um dia desses, recebi uma crítica feroz de uma blogueira que chamou meu Ruan, de O amor está no Quarto ao Lado, de machista. Eu sorri orgulhosa e pensei: caramba, eu construí tão bem este personagem que ele tinha uma identidade própria, forte e excêntrica. Não é igual aos CEOS de Ferrari surreais que se replicam por aí como latas em série. Não comentei a crítica, pois, ao mesmo tempo, o livro é o queridinho de muitos outros leitores que o leram mais de uma vez. Não acho Ruan machista, mas, há uma cena clássica em que conversa com seu amigo, jogando e fumando, e os dois travam um discurso machista carregado de forma irônica. Aquele capítulo foi muito pensado para sair com um mood “poderoso chefão”. Infelizmente, nem todo mundo tem maturidade para compreender ali as finas ironias. Ok. Just ok! Siga em frente.
Por isso, ai vai a terceira lição: aguente firme quando alguém achar seu livro uma droga. Ele bem provavelmente não é. Só foi lido por alguém que não curtiu aquela viagem e não se comoveu com aquele tipo de roteiro. Ok. Tudo bem. Não entre em um fight, beba dois dedos de água bem gelada e respire. É bem ruim no começo, mas, vai vir em algum momento da sua carreira. E nem sempre serão cute na hora de dizer isso a você.
Já viu, né? Escrever não é só diversão, é suor, mais suor do que o público imagina. Você trabalha o tempo inteiro, não passa o crachá em alguma catraca para começar ou parar. Mas, é a nossa loucura feliz. E vamos falar muito sobre esse mundo que compartilhamos como escritores, nos próximos posts.
Me aguardem, irmãos autores! Estamos juntos como num ditongo!

*Por Li Mendi, embaixadora do Widbook, escritora, jornalista, publicitária e louca por literatura. Siga a autora no Widbook e conheça os seus livros!


                 Nota da blogueira: Leitores e futuros escritores, acompanhem a coluna da li lá Widbook,ela é uma escritora talentosa e um pessoa incrível.


27 comentários:

  1. boas dicas. Mas como não penso em escrever um livro, não serviriam pra mim xD
    Tipo, eu não saberia o que escrever, minha imaginação não é fértil TT_TT
    Mas pra quem planeja escrever algo algum dia, é uma boa pedida ler este post... ^^

    ResponderExcluir
  2. Li, eu também não tenho pretensões literárias, mas gostei das dicas, principalmente a de aceitar as críticas. O povo ta sendo bem sem noção em relação a elas. Não conheço esse Widbook, vou dar uma fuçada. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Sempre bom ter dicas como essas, que apesar de ser legal pensar em escrever um livro..acho que eu não seria tão boa pra isso haha

    ResponderExcluir
  4. Que bacana, muito legal essa iniciativa da autora. Quando eu tinha lá meus 17 anos, eu até comecei a escrever um livro, mas só de pensar na trabalheira que iria dar para publicar, acabei desistindo :\ Hoje já não tenho mais essa vontade, mas super apoio quem quer se tornar escritor, afinal de contas, não é uma tarefa fácil, mas quando dá seu sonho fica pronto e vai para as prateleiras, deve ser algo muito mágico! Adorei o post!

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu sou escritora e o livro começa dentro de mim mesmo... parte de emoções para depois enredo... e não pretendo mudar essa maneira de escrever para seguir tabela. A dica dois é interessante, o diferencial do livro é a intencionalidade discursiva, jogo linguístico, brincadeira poética etc. mesmo a ideia já tendo sido escrita, vale aproveitar e dar nova vida. Se alguém não gostar do meu livro, realmente isso não é algo que me atinge muito, tem gente que não gosta de mim...
    Adorei o post, criativo e honesto.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Achei bem legal a proposta da autora em dar dicas para quem tem interesse em entrar no mundo literário =)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gostei muito das dicas, estou escrevendo uma distopia que se passa nas terras tupiniquins e esses conselhos chegaram na hora certa. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Percebi que escrever um livro é muito mais suor do que imaginamos.
    Alguns anos tentei escrever um livro mas não deu muito certo rs, a parte de criar a história foi tranquila o difícil foi escrever, mesmo assim foi um ótima experiencia. Adorei as dicas!

    Bjs
    Jéssica - Coração Leitor

    ResponderExcluir
  9. Gente quanta coisa não ? acredito que a maioria imagina um escritor trabalhando naqueles terrazzos de frente para o mar, rodeado por bougainvillias e azaleias, indolentemente relaxado em uma poltrona de linda forrada com estampa floral onde ele e seu lap top aguardam a inspiração chegar.
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. A Li é uma fofa, eu adorei ela fazer isso, porque quando a escritora esta iniciano é bem complexo assim e precisa de um pouco de ajuda, adorei as dicas . A Li é uma ótima pessoa e dar ótimas dicas ,meus parabéns para ela e para você.

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. escrever livro não é facil, conheço pessoas que escrevem e escrevem e nunca terminam um livro, pois em algum momento acha que não esta bom. Adorei as dicas
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Adoro quando os autores dão dicas para os iniciantes, esses textos sempre me deixam mais animada para escrever as minhas histórias, que quase nunca saem do lugar *-* Não conhecia a autora :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei saber mais sobre ela e claro as dicas!
    Espero mais posts assim\!

    Beijos!

    http://www.deixaela.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Janaina!!!

    Glória a Deus achei alguém que falava o que eu precisava ouvir. Percebi que quando escrevo com problemas na cabeça, até meus personagens se dão mal, por isso parei de escrever quando estava alegre demais ou brava demais. O meio termo é o certo. E de fato, depois que o personagem ganha corpo e personalidade ele vive além de você, não tem mais como controlá-lo. Amei o texto e não vejo a hora de ler os outros.

    http://meninadeparis.com

    Beijos

    Fique com Deus

    Dayana

    ResponderExcluir
  15. Oie Janaina.
    Adorei conhecer um pouco sobre a Li Mendi, não a conhecia! Adorei as dicas que ela deu e a ideia de postar dicas semanais para novos autores!
    Beijos e espero que você faça mais posts desse tipo, eles são maravilhosos *-*


    Não perca o sorteio de 6 LIVROS (DRÁCULA EDIÇÃO BILÍNGUE EM CAPA DURA/ MORTE NA MESOPOTÂMIA EM CAPA DURA/ NO ESCURO/ A LENDA CAVALEIRO SEM CABEÇA/ O ILUMINADO/ DOUTOR SONO) + MIMOS LITERÁRIOS .
    Diário de uma LivroManíaca

    ResponderExcluir
  16. Oii!

    Adorei conhecer um pouco da Li Mendi e adorei as dicas! Como eu quero um dia escreve um livro, anoitei as dicas! Parabéns pelo post! amei :33

    Beijos, Amanda
    www.facebook.com/coisadeleitor135

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem?
    Não penso em escrever livros ainda, mas achei essa publicação muito importante para conhecer um pouco mais a escritora sua forma de trabalho, suas inspirações e o quanto ela pode contribuir para quem está começando. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Não penso escrever um livro (na verdade não tenho paciencia....)
    Mas gostei bastante das dicas e acho que pode ajudar bastante qm se interessa em escrever algo mais completo como um livro...
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Muito bacana as dicas, principalmente em relação as críticas dos leitores. Muitos autores nacionais não conseguem lidar com as críticas, mas acho que uma história nunca vai conseguir agradar a todos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá... tudo bem??

    A Li é demais... super auto astral, sempre tem uma palavra sábia para dizer... e confesso que adorei a coluna... não dá para eu acompanhar no site que ela é embaixadora... porque quase não tenho tempo... mas eu desejo cada vez mais sucesso pra ela... Xero!!

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom ?
    eu não tenho intenções de escrever um livro, nem saberia por onde começar, acho que quem tem o dom deve aproveitar, lapidar e se especializar cada vez mais, e essas dicas são muito bacanas. Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá Janaina,
    Achei super interessante essas dicas, e concordo inteiramente com elas. Do mesmo jeito que ela eu observo tudo o que acontece ao meu redor, que sempre acaba em um enredo para livro ou para um conto. O importante é escrever e melhorar sempre.
    um abraço,

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oii
    Adorei essas dicas e sao super verdadeiras. Muito legal da parte dela ajudar e incentivar os futuros talentos. Eu confesso que tenho vontade de escrever um livro, mas não sei nem por onde começar. Vou tentar acompanhar a coluna, quem sabe.

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  24. Ótimas dicas, principalmente para os autores, mas mesmo assim nós que temos blogs podemos pegar também! Afinal, escrevemos e é uma exposição também, estamos todos os dias sujeitos e criticas e desafios! Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oie tudo bem?

    Dicas interessantes, legal para quem pretende escrever algo mas se sente meio perdido as vezes. Quem sabe eu não uso alguma delas na hora de escrever minhas resenhas né rsrsrsrs =)

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá!!

    Eu adoraria escrever um livro, até tenho muitas ideias e tal, como Li mesma comenta, também estou sempre observando tudo, analisando e tirando conclusões... Mas sabe o que me limita? A ansiedade... acho que eu ia querer chegar logo nos "finalmente" e não sei se ia ter jeito para ir inserindo informações e situações para completar várias páginas... não sei... Quem sabe um dia ainda tento. :D

    Beijos!

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá tudo bem?
    Achei a dica bem interessante, mas é uma pena que eu não goste do gênero em questão. Mas para quem gosta do gênero as dicas dela podem ser realmente valiosos, as dicas parecem ser muito boas e devem ser de grande ajuda.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir